top of page

PHILIP C. JESSUP INTERNATIONAL LAW

MOOT COURT COMPETITION

 

          A Philip C. Jessup International Law Moot Court Competition é a maior competição moot do planeta. Reunindo mais de 600 times representando por volta de 80 países, a competição Jessup é um evento anual, que propõe aos participantes a análise de disputas fictícias relacionadas a temas de direito internacional público. O moot simula um processo de adjudicação de disputa perante a Corte Internacional de Justiça, órgão judicante vinculado às Nações Unidas. Times participantes devem submeter dois memoriais escritos, um para cada Estado da disputa. Em seguida, eles se enfrentam primeiro em rodadas de arguições orais. Times brasileiros se enfrentam em rodadas nacionais. O campeão nacional participa das rodadas internacionais, que acontecem por volta de maio em Washington D.C., competindo com equipes de todo o globo. O caso fictício é liberado quase seis meses antes, por volta de setembro do ano anterior. Nos últimos anos os casos trataram de (a) secessão e anexação de Estados; (b) cyber-espionagem, cyber-ataques e programas de vigilância e (c) aquíferos transnacionais, direito à comida e movimentos migratórios.

WILLEM C. VIS. MOOT INTERNATIONAL

COMMERCIAL ARBITRATION COMPETITION

          O Willem C. Vis Moot International Commercial Arbitration Competition é uma competição jurídica que simula a alunos de graduação e pós-graduação a prática profissional para advogados de arbitragem. A competição foi criada com o intuito de promover o estudo tanto da arbitragem internacional quanto dos contratos internacionais, através da Convenção das Nações Unidas para a Compra e Venda Internacional de Mercadorias (“CISG”). Nesta, os alunos recebem um caso fictício no qual está tendo início um procedimento arbitral em virtude de um litígio decorrente de um contrato de compra e venda de mercadorias no qual aplica-se a CISG. Os alunos elaboram a defesa escrita para a Requerente do procedimento arbitral, recebendo em seguida, a defesa que uma outra faculdade escreveu. Os alunos elaborarão, então, a defesa da Requerida tendo como base a defesa da Requerente que receberam. Em Viena os alunos têm de fazer a defesa oral das partes. Nas rodadas gerais, as equipes atuam duas vezes defendendo a Requerente, e duas vezes defendendo a Requerida. As 64 faculdades melhor classificadas passam para as próximas fases. Cerca de 300 faculdades participam da competição. 

- CONTATO -

Daniel Tavela: danieltavela@gmail.com

Victor Boccardo: vcboccardo@gmail.com

José Victor Zakia: josezakia@mrtc.com.br

Website da Equipe

- CONTATO -

E-mail Jessup: jessup.fgvsp@gmail.com

Nicholas Yoshino: nicholas.yoshino2014@gvmail.br

Maria Júlia F. Tobase: maria.tobase2015@gvmail.br

 

ELSA MOOT COURT COMPETITION

          A ELSA Moot Court Competition é uma competição internacional cujo enfoque é desenvolver as etapas de uma disputa da Organização Mundial do Comércio (OMC). De forma geral, é composta por duas etapas: uma escrita e uma oral. A primeira trata-se da elaboração de dois memoriais (submissions) com argumentos para demandante (complainant) e demandado (respondent). Adiante, ocorrem sustentações orais em audiências simuladas, neste ano sediadas em Bogotá, Colômbia para os times da América Latina, Central e do Norte entre 01 e 05 de Março de 2016. A Rodada Final ocorre em Genebra, na Suíça, própria sede da OMC. A equipe conta com a participação de quatro alunos: Alexandre Machado (2º ciclo), Gustavo Beviglieri (2º ciclo), João Paulo Junqueira (1º ciclo) e Melissa Marien Marques (2º ciclo). A supervisão é feita pelos ex-alunos e alunos, além de também ex-participantes da competição: Nathalie Tiba Sato (ex-aluna), Carol Sayeg (5º ciclo), Ricardo Fernandes (3º ciclo), Maria Carolina Gama (2º ciclo). A equipe conta com a orientação do professor de direito do comércio internacional da GV, Rabih Nasser, doutor em direito internacional pela USP (2002) e mestre em direito das relações econômicas internacionais pela PUC/SP (1998) e sócio de Nasser Sociedade de Advogados.

- CONTATO -

Carol Sayeg carol.sayeg@gvmail.br

Ricardo Fernandes ricardo.fernandes@gvmail.br

Maria Carolina Gama maria.santos.2015@gvmail.br

- CONTATO -

Equipe iamootcourtfgv@gmail.com

Leandro Barbosa leandro.barbosa2015@gvmail.br

Letícia Lopes Brito brito_leticia@hotmail.com

Marcella Penhalber marcellapenhalber@gmail.com

 

INTER-AMERICAN HUMAN RIGHTS

MOOT COURT COMPETITION

 

          A Inter-American Human Rights Moot Court Competition é uma competição de Julgamento Simulado criada com o objetivo de instruir advogados na operacionalização do Sistema Interamericano de Direitos Humanos como meio legítimo para a promoção e proteção desses direitos. Mediante a apresentação de um caso fictício, os participantes são direcionados à representação de uma das partes, seja ela o Estado sob acusação ou a Comissão Interamericana, representante das vítimas nos processos realizados no âmbito da CIDH. Desse modo, a primeira etapa do Moot consiste na elaboração de um memorial contendo o raciocínio jurídico pertinente a parte que se representa. Em seguida, as rodadas orais são realizadas na American University - Washington D.C., no qual participam mais de 100 universidades de todos os continentes. A competição ocorre anualmente durante o mês de maio e já está em sua 22ª edição. Os temas abordados buscam o aprofundamento em temas atualmente debatidos dentro do Sistema e as últimas edições focaram na relação entre indústrias extratoras e direitos humanos. Em 2017 o tema será “os novos desafios na relação entre o direito humanitário e os direitos humanos no âmbito internacional”.

ICC INTERNATIONAL COMMERCIAL

MEDIATION COMPETITION

          A ICC International Commercial Mediation Competition é uma competição internacional que busca difundir o conhecimento sobre mediação e negociação, áreas de conhecimento que estão em crescente demandada pelo mercado de trabalho. A competição é um evento anual organizado pela International Chamber of Commerce (ICC) e se tornou o seu maior evento educacional do ano. Durante a competição os estudantes trabalham com disputas comerciais internacionais inspirado em casos reais recebidos pela ICC, tendo o desafio de solucioná-las através da mediação, guiados por mediadores profissionais. Trata-se também de uma forma de treinar futuros profissionais, para que saibam trabalhar com métodos alternativos de solução de conflitos (ADR): uma forma eficiente em termos de custos, tempo e preservação de relacionamentos, aplicado em casos nacionais e internacionais. A competição conta com a participação de 66 universidades, de diversos países, e com a presença de prestigiadas instituições de ensino. A FGV Direito SP tem um dos melhores históricos das equipes, incluindo um 1o lugar em 2008, e dois 3os lugares em 2007 e 2012.

COMPETIÇÕES

Até 2016, a FGV contava com equipes participantes em 7 competições diferentes (nacionais ou internacionais). Aqui, você encontra uma rápida descrição de cada uma. Clicando nos botões, você será direcionadx para a o website oficial da competição, para o website de cada equipe ou para a página do Facebook de cada uma!

INTERNACIONAIS

NACIONAIS

- CONTATO -

José Victor Palazzi Zakia: josezakia@mrtc.com.br

Pedro Felipe Gomes da Silva: psilva@machadomeyer.com.br

 

JESSUP
VIS MOOT

COMPETIÇÃO BRASILEIRA DE

ARBITRAGEM - PETRÔNIO MUNIZ (CAMARB)

          A Competição Brasileira de Arbitragem – Petrônio Muniz (CAMARB) é voltada à simulação da prática de arbitragem brasileira, reunindo universidades e escritórios de advocacia de todo o país. Realizada em importantes capitais desde 2010, a Competição traz a experiência dos moots internacionais, mas com foco na legislação brasileira. Entre seus objetivos, estão: (i) fomentar o estudo de formas alternativas de resolução de conflitos e (ii) desenvolver competências profissionais de jovens estudantes de direito. Sua dinâmica consiste em duas etapas: a primeira delas é a elaboração de dois memoriais relativos a um caso fictício (fase escrita), e a segunda etapa é a simulação de audiências sobre o caso (fase oral), contando com a presença de advogados e professores renomados. A fase oral é composta por rodadas classificatórias e eliminatórias, sendo estas formadas por quartas de final, semifinais e final. Atualmente, a Equipe da FGV Direito SP é a vencedora da Competição (2016), que nesta edição contou com a participação de 48 equipes. Orientada pelos ex-alunos Pedro Felipe Gomes da Silva (advogado da área de Esportes e Entretenimento do Machado Meyer Sendacz e Opice Advogados) e José Victor Palazzi Zakia (advogado da área de arbitragem do Marques Rosado, Toledo Cesar e Carmona Advogados), a principal filosofia da equipe é o desenvolvimento pessoal e a integração dos alunos membros.

ELSA
Interamerican

PHILIP C. JESSUP INTERNATIONAL LAW

MOOT COURT COMPETITION

 

          A Philip C. Jessup International Law Moot Court Competition é a maior competição moot do planeta. Reunindo mais de 600 times representando por volta de 80 países, a competição Jessup é um evento anual, que propõe aos participantes a análise de disputas fictícias relacionadas a temas de direito internacional público. O moot simula um processo de adjudicação de disputa perante a Corte Internacional de Justiça, órgão judicante vinculado às Nações Unidas. Times participantes devem submeter dois memoriais escritos, um para cada Estado da disputa. Em seguida, eles se enfrentam primeiro em rodadas de arguições orais. Times brasileiros se enfrentam em rodadas nacionais. O campeão nacional participa das rodadas internacionais, que acontecem por volta de maio em Washington D.C., competindo com equipes de todo o globo. O caso fictício é liberado quase seis meses antes, por volta de setembro do ano anterior. Nos últimos anos os casos trataram de (a) secessão e anexação de Estados; (b) cyber-espionagem, cyber-ataques e programas de vigilância e (c) aquíferos transnacionais, direito à comida e movimentos migratórios.

WILLEM C. VIS. MOOT INTERNATIONAL

COMMERCIAL ARBITRATION COMPETITION

          O Willem C. Vis Moot International Commercial Arbitration Competition é uma competição jurídica que simula a alunos de graduação e pós-graduação a prática profissional para advogados de arbitragem. A competição foi criada com o intuito de promover o estudo tanto da arbitragem internacional quanto dos contratos internacionais, através da Convenção das Nações Unidas para a Compra e Venda Internacional de Mercadorias (“CISG”). Nesta, os alunos recebem um caso fictício no qual está tendo início um procedimento arbitral em virtude de um litígio decorrente de um contrato de compra e venda de mercadorias no qual aplica-se a CISG. Os alunos elaboram a defesa escrita para a Requerente do procedimento arbitral, recebendo em seguida, a defesa que uma outra faculdade escreveu. Os alunos elaborarão, então, a defesa da Requerida tendo como base a defesa da Requerente que receberam. Em Viena os alunos têm de fazer a defesa oral das partes. Nas rodadas gerais, as equipes atuam duas vezes defendendo a Requerente, e duas vezes defendendo a Requerida. As 64 faculdades melhor classificadas passam para as próximas fases. Cerca de 300 faculdades participam da competição. 

- CONTATO -

Daniel Tavela: danieltavela@gmail.com

Victor Boccardo: vcboccardo@gmail.com

José Victor Zakia: josezakia@mrtc.com.br

Website da Equipe

- CONTATO -

E-mail Jessup: jessup.fgvsp@gmail.com

Nicholas Yoshino: nicholas.yoshino2014@gvmail.br

Maria Júlia F. Tobase: maria.tobase2015@gvmail.br

 

ELSA MOOT COURT COMPETITION

          A ELSA Moot Court Competition é uma competição internacional cujo enfoque é desenvolver as etapas de uma disputa da Organização Mundial do Comércio (OMC). De forma geral, é composta por duas etapas: uma escrita e uma oral. A primeira trata-se da elaboração de dois memoriais (submissions) com argumentos para demandante (complainant) e demandado (respondent). Adiante, ocorrem sustentações orais em audiências simuladas, neste ano sediadas em Bogotá, Colômbia para os times da América Latina, Central e do Norte entre 01 e 05 de Março de 2016. A Rodada Final ocorre em Genebra, na Suíça, própria sede da OMC. A equipe conta com a participação de quatro alunos: Alexandre Machado (2º ciclo), Gustavo Beviglieri (2º ciclo), João Paulo Junqueira (1º ciclo) e Melissa Marien Marques (2º ciclo). A supervisão é feita pelos ex-alunos e alunos, além de também ex-participantes da competição: Nathalie Tiba Sato (ex-aluna), Carol Sayeg (5º ciclo), Ricardo Fernandes (3º ciclo), Maria Carolina Gama (2º ciclo). A equipe conta com a orientação do professor de direito do comércio internacional da GV, Rabih Nasser, doutor em direito internacional pela USP (2002) e mestre em direito das relações econômicas internacionais pela PUC/SP (1998) e sócio de Nasser Sociedade de Advogados.

- CONTATO -

Carol Sayeg carol.sayeg@gvmail.br

Ricardo Fernandes ricardo.fernandes@gvmail.br

Maria Carolina Gama maria.santos.2015@gvmail.br

- CONTATO -

Equipe iamootcourtfgv@gmail.com

Leandro Barbosa leandro.barbosa2015@gvmail.br

Letícia Lopes Brito brito_leticia@hotmail.com

Marcella Penhalber marcellapenhalber@gmail.com

 

INTER-AMERICAN HUMAN RIGHTS

MOOT COURT COMPETITION

 

          A Inter-American Human Rights Moot Court Competition é uma competição de Julgamento Simulado criada com o objetivo de instruir advogados na operacionalização do Sistema Interamericano de Direitos Humanos como meio legítimo para a promoção e proteção desses direitos. Mediante a apresentação de um caso fictício, os participantes são direcionados à representação de uma das partes, seja ela o Estado sob acusação ou a Comissão Interamericana, representante das vítimas nos processos realizados no âmbito da CIDH. Desse modo, a primeira etapa do Moot consiste na elaboração de um memorial contendo o raciocínio jurídico pertinente a parte que se representa. Em seguida, as rodadas orais são realizadas na American University - Washington D.C., no qual participam mais de 100 universidades de todos os continentes. A competição ocorre anualmente durante o mês de maio e já está em sua 22ª edição. Os temas abordados buscam o aprofundamento em temas atualmente debatidos dentro do Sistema e as últimas edições focaram na relação entre indústrias extratoras e direitos humanos. Em 2017 o tema será “os novos desafios na relação entre o direito humanitário e os direitos humanos no âmbito internacional”.

ICC INTERNATIONAL COMMERCIAL

MEDIATION COMPETITION

          A ICC International Commercial Mediation Competition é uma competição internacional que busca difundir o conhecimento sobre mediação e negociação, áreas de conhecimento que estão em crescente demandada pelo mercado de trabalho. A competição é um evento anual organizado pela International Chamber of Commerce (ICC) e se tornou o seu maior evento educacional do ano. Durante a competição os estudantes trabalham com disputas comerciais internacionais inspirado em casos reais recebidos pela ICC, tendo o desafio de solucioná-las através da mediação, guiados por mediadores profissionais. Trata-se também de uma forma de treinar futuros profissionais, para que saibam trabalhar com métodos alternativos de solução de conflitos (ADR): uma forma eficiente em termos de custos, tempo e preservação de relacionamentos, aplicado em casos nacionais e internacionais. A competição conta com a participação de 66 universidades, de diversos países, e com a presença de prestigiadas instituições de ensino. A FGV Direito SP tem um dos melhores históricos das equipes, incluindo um 1o lugar em 2008, e dois 3os lugares em 2007 e 2012.

CDRC VIENNA THE IBA-VIAC MEDIATION

AND NEGOTIATION COMPETITION

 

          A CDRC Vienna The IBA-VIAC Mediation and Negotiation Competition é uma competição internacional organizada pela International Bar Association (IBA) e pela European Law Students’ Association Austria, sediada, este ano na University of Economics and Business Vienna. Durante o evento os estudantes trabalham com disputas comerciais internacionais inspirado em casos reais. A premissa da competição é a de que as partes não conseguiram solucionar o conflito utilizado também no Willem C.Vis International Commercial Arbitration Moot, e assim, recorrem a negociação para tentar solucionar o problema, em busca de um acordo, com o auxílio de um mediador. A performance de cada aluno é avaliada por um grupo de especialistas em solução de conflitos que compõem o painel dos Juízes. Sua primeira edição ocorreu em 2015, na qual a FGV Direito SP obteve a 3a colocação mundial.

- CONTATO -

Heloisa Salgado: heloisa.salgado@gvmail.br

Fernanda Teodoro: fernanda.teodoro2014@gvmail.br

- CONTATO -

Heloisa Salgado: heloisa.salgado@gvmail.br

 

ICC
CDRC
Camarb

© 2016 por Nicholas M. F. Yoshino. Criado com Wix.com

bottom of page