NOTÍCIAS
RECENTES
ANTIGAS

Criação do Núcleo de Competições Direito FGV-SP
(1 de outubro de 2016)
Em 2016, os alunos criaram a plataforma online do Núcleo de Competições da Direito FGV-SP. A plataforma tem o objetivo de facilitar acesso às informações de todas as competições e grupos de estudos ativos na FGV-SP. O projeto foi de iniciativa dos próprios alunos, assim como a maioria dos projetos de grupos de estudo e participação/preparação em competições nacionais e internacionais.

Philip C. Jessup International Law Moot Court Competition
"Release of the 2017 Compromis"
(12 de setembro de 2016)
Um reino (Kingdom of Rahad) e um conglomerado de clãs (Clans of Atan). Originados de um mesmo povo, os Kin. Entre eles, um grande aquífero e um complexo arqueológico histórico. Dentro deste último, havia um antigo escudo, pertencente a uma guerreira lendária, Teppa. Devido a uma longa seca, água tem de ser extraída do aquífero, causando danos irreparáveis ao complexo. Além disso, plantações são extremamente prejudicadas pela seca, causando problemas de fome e desnutrição infantil. A escassez também leva à implementação de medidas restritivas do uso de água, dando surgimento a uma onda de protestos. Liderando-os está um grupo de mulheres descendentes da guerreira - the 'Sisters of the Sun'. A quantidade de protestos aumenta rapidamente e, junto com a crise hídrica, dá início a um enorme movimento migratório. Em meio a todo esse tumulto, o escudo é roubado por uma das protestantes e agora reside nas mãos de governantes que se recusam a devolve-lo aos antigos proprietários. Falta d'água, migração, protestos, história, cultura, caos. Não é nenhum roteiro de Indiana Jones não. Senhoras e senhores, eis o caso da edição Jessup 2017. Dois países, uma disputa. Let the games begin!
Acompanhe aqui as notícias mais recentes sobre cada equipe, competição ou grupo de estudos. Clique no botão "Saiba mais" e você será direcionado para a notícia completa!
Willem C. Vis Moot International Commercial Arbitration Competition
"Pre-moot no TozziniFreire Advogados"
(12 de setembro de 2016)
A equipe do Vis Moot da FGV Direito SP participou no início do ano do pre-moot promovido pelo TozziniFreire Advogados. No evento, a equipe enfrentou outras equipes de faculdades brasileiras, como PUC/SP, Mackenzie, USP e UFPR.

ELSA Moot Cour Competition
"Publicação do caso ELSA 2016-2017"
(15 de setembro de 2016)
No dia 15/09 foi publicado o caso que pautará as simulações e memorandos das equipes do ELSA 2016-2017. O caso traz como complainant um país em desenvolvimento (“Chilo”) e como respondente um país menos desenvolvido (“Haito”). A medida questionada é a implementação de um sistema tarifário e de quotas de importação em razão da balança de pagamentos de Haito. Além disso, o caso ainda tangencia um dos grandes temas em voga atualmente no comércio internacional: a interação de acordos de liberalização comercial e as instituições tais como a Organização Mundial do Comércio (OMC). No dia 29/09 a equipe se reunirá com o professor-supervisor Rabih Nasser para debater estratégias de argumentação e iniciar a elaboração dos memorandos. A equipe vem se preparando desde agosto através de encontros semanais para estudo dos principais acordos celebrados no âmbito da OMC.
Maiores informações sobre o caso podem ser encontradas no link:
http://elsa.org/wp-content/uploads/ELSA_files/MCC/EMC2_case_16_17.pdf
____________________
"Equipe FGV vence a rodada regional e vai para a final!"
(2016)
A equipe que representou a Direito GV na competição sobre os procedimentos da Organização Mundial do Comércio - "Elsa Moot Court Competition on WTO Law" - venceu nesse fim de semana a rodada regional da competição e está classificada para a rodada final, que acontecerá em Genebra, no mês de maio. Para chegar à final, disputada contra a USP, a equipe venceu times da Colômbia, do Canadá e da Guatemala. A aluna Julia Casella, do quarto ano, foi premiada como melhor oradora das semifinais e da final. (http://www.migalhas.com.br/informativo/3327).
____________________
"Equipe FGV vence rodada lationamericana!"
(2016)
El pasado 8 de marzo, la Fundación Getulio Vargas (Brasil) ganó la Ronda Latinoamérica del ELSA Moot Court Competition on WTO Law (EMC2), derrotando a la Universidad CEU San Pablo (Brasil). Por su parte, la Universidad de Harvard se coronó campeona de la Ronda Norteamérica del mismo Concurso, al vencer a la Universidad de Georgetown en una cerrada final. (https://acedicilsa.com/2014/03/16/getulio-vargas-y-harvard-ganan-ronda-america-del-elsa-moot-court-competition-wto-law/)

FGV-SP é campeã da VII Edição da Competição Brasileira de Arbitragem
(8 de novembro de 2016)
Em 23 de outubro, encerrou-se a VII Edição da Competição Brasileira de Arbitragem – Petrônio Muniz (CAMARB), em Porto Alegre, na qual a equipe da FGV-SP se sagrou campeã pela primeira vez. Com patrocínio exclusivo do escritório Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados, a equipe contou com 14 alunos membros: Amauri Pavão, Antonio Bloch, Gabriel Visconti, Jhonata Cordeiro, Letícia Vicente, Luís Gustavo Polezi, Luiza Araújo, Maria Alice Camiña, Mayara Ogea, Octávio Albuquelque, Pedro Benith, Raíssa Leite, Sofia Desinano e Victória Aoki; e foi treinada pelos ex-alunos Pedro Felipe Gomes e José Victor Zakia, pelo aluno Gustavo Santin e pelo mestrando Bruno Renzetti.
Além de campeã, a equipe ainda conquistou uma menção honrosa pelo desempenho do orador Pedro Benith e os prêmios de terceiro e segundo melhor orador para Gabriel Visconti e Amauri Pavão, respectivamente, além de ter sido vice-campeã da II Competição Preparatória do Sudeste, no Rio. Os resultados foram fruto de mais de seis meses de dedicação e treinos da equipe.
O tema deste ano tratou de direito societário, com discussões sobre o novo art. 136-A da Lei 6.404/76 e exclusão de acionistas em sociedades anônimas, envolvendo uma empresa de tecnologia e escândalos de corrupção.
Na foto, a Equipe FGV-SP Machado Meyer, junto com a Prof.ª Selma Lemes, o Dr. Ricardo Ranzolin e a Dra. Flávia Bittar, árbitros da final contra a PUC-SP.
